3° Estágio Vivência Mecenas da Vida!

Informe-se e inscreva-se!

Leia Mais

Novo vídeo! “O registro de uma transformação”.

Passo-a-passo da certificação Turismo CO2 Neutro!

Leia Mais

Bem vindo ao nosso novo Portal!

Você está no novo Portal Mecenas da Vida! Navegue, comente, compartilhe!

Leia Mais

O que é
Diga sim

Programas

Turismo CO2 Neutro

O que é o programa ”Turismo CO2 Neutro” ?

O programa de Certificação Turismo CO2 Neutro possui a amplitude do desenvolvimento turístico sustentável, e objetiva transformar a APA Costa de Itacaré ∕ Serra Grande num destino modelo de neutralização e redução de carbono, integrando conservação ambiental com desenvolvimento socioeconômico das famílias de agricultores tradicionais.

Clique aqui e entenda melhor a neutralização das emissões de CO2

Quem participa?

A idéia básica consiste em neutralizar as emissões de CO2 geradas pelas atividades operacionais dos equipamentos turísticos locais (Pousadas, Hotéis, Restaurantes, Bares, Cabanas, Lavanderias, Receptivos, Cybers, além de mercados, farmácias, padarias, todos os tipos de lojas e até residências); os quais recebem o “Selo Turismo CO2 Neutro”. O bom é que todo mundo pode participar, todos os tipos e tamanhos de empresas e negócios! É simples e super acessível.

Como faço para receber o “Selo Turismo CO2 Neutro”?

É simples:

1º passo: Solicite uma visita e nossa equipe elaborará, junto com você, o seu “Inventário de Emissões de CO2“, a partir das informações do seu consumo de energia elétrica, gás de cozinha, combustível e produção de lixo.

2º passo: Através desse inventário, será calculada a quantidade de dióxido de carbono que a sua empresa/negócio/instituição emite na atmosfera, anualmente. Depois disso, calcularemos a quantidade de mudas de árvores que precisará ser plantada, por ano, para neutralizar as suas emissões de CO2. Você ingressa no Programa pagando pelas mudas dessas árvores.

3º passo: Após a sua adesão ao Programa, você receberá o “Selo Turismo CO2 Neutro” para ser fixado no seu estabelecimento. Além disso, suas mudas começarão a ser produzidas pelos agricultores tradicionais, e plantadas dentro das áreas degradadas das propriedades deles.

Como funciona ?

Os recursos financeiros, provenientes do pagamento que os estabelecimentos fazem pelas mudas das árvores, são direcionados para a criação da Bolsa Conservação. Essa Bolsa é repassada, mensalmente, para os agricultores tradicionais, à título de remuneração pelos serviços ambientais prestados por suas propriedades rurais.

Através da Bolsa Conservação, além dos agricultores realizarem as atividades de reflorestamento, de neutralização dos participantes do programa, de conservação das florestas, da biodiversidade e do destino turístico, eles também podem se dedicar às capacitações técnicas que a equipe de campo do Mecenas da Vida lhes oferece, semanalmente, ensinando-os a trabalhar em suas terras de forma sustentável. Dessa maneira, o Turismo CO2 Neutro promove o desenvolvimento humano, e socioeconômico, das comunidades tradicionais que vivem em condições precárias.

Por outro lado, para receber esse benefício, os agricultores assumem vários compromissos:

  • 1) Conservar as florestas das suas propriedades;
  • 2) Reflorestar suas áreas desmatadas;
  • 3) Adotar práticas conservacionistas;
  • 4) Não poderão caçar, nem utilizar fogo para limpeza das roças;
  • 5) Deverão matricular seus filhos na escola, e preservá-los do trabalho pesado da roça;
  • 6) Participar das capacitações técnicas, ambientais, sociais e humanas fornecidas, semanalmente, pela equipe de campo do Mecenas da Vida.

O turista também participa !

Sim! ele também pode neutralizar as emissões de CO2 geradas pelo transporte da sua viagem (avião, ônibus ou automóvel). Nas Pousadas e Hotéis certificados, ele saberá como se transformar num “Turista Neutralizado”.

Então, “destino carbon free”…

Isso mesmo! Um Destino Carbon Free é aquele onde todos que participam da cadeia produtiva do turismo local, neutralizam as suas emissões de carbono. O “Selo Turismo CO2 Neutro”, fixado nas Pousadas, Hotéis, Restaurantes, Bares etc. evidencia aos turistas a informação de que eles estão num destino diferenciado! Essa é a identidade turística inovadora que estamos trazendo para a APA Costa de Itacaré ∕ Serra Grande: um “Destino Carbon Free“.

Destino Carbon Free é só isso ?

Não. A construção de um Destino Carbon Free passa por ampla articulação, na busca das soluções para os velhos problemas de todos nós que vivemos nesse território; como a questão do lixo, por exemplo. O objetivo é, a partir da construção de uma identidade turística voltada para a conservação ambiental, e para o desenvolvimento sustentável das populações tradicionais, criar um espaço de discussão para essas questões, buscando e envolvendo empresários, instituições, comunidade e poder público.

Quem faz o monitoramento das atividades do Programa?

A equipe do Movimento Mecenas da Vida desenvolve, executa e monitora as atividades do Programa junto aos agricultores tradicionais. Contudo, o melhor é que essa é uma certificação local e pertence ao nosso território, e todas as atividades relacionadas são executadas aqui dentro da APA Costa de Itacaré/Serra Grande – o que equivale dizer que VOCÊ pode monitorar tudo o que acontece, pode visitar as propriedades rurais, onde o reflorestamento está sendo realizado, e conferir de perto todas as ações e atividades da equipe técnica e dos agricultores.

Quais benefícios o “Selo Turismo CO2 Neutro” proporciona?

. Conserva as nossas florestas, a nossa biodiversidade, os recursos naturais e as nossas paisagens; além de fortalecer o tecido social no meio rural.

. Proporciona visibilidade ambiental (na medida em que conserva florestas/biodiversidade) e visibilidade social (na medida em que melhora a qualidade de vida das fmaílias no campo) para os estabelecimentos participantes junto do seu público, dos seus clientes, seus hóspedes e visitantes.

. Visibilidade socioambiental do estabelecimento participante no Site do Movimento Mecenas da Vida.

. Mídia espontânea para o destino, gerada pela identidade personalizada, e inédita, de “Destino Carbon Free“.

. Atrai novos turistas que buscam destinos diferenciados, com propostas e práticas socioambientais voltadas para o desenvolvimento turístico sustentável.

 

 

 

Solicite uma visita da nossa equipe para elaborar seu inventário: contato@mecenasdavida.org.br